top of page

PROJETOS DE PESQUISA

Da memória para a tela: registro de histórias de vida e repertórios dos mestres de tradição do interior da Bahia

​Trata-se de uma pesquisa de iniciação científica que se articulou ao projeto de pesquisa Cacimba de Histórias: vidas e saberes dos contadores de histórias tradicionais de cidades do interior da Bahia. Seu objetivo central foi estreitar os laços entre a Universidade, mestras e mestres da tradição oral, contadores de histórias de Feira de Santana/Bahia, por meio da criação de um website que hospeda as entrevistas narrativas estruturadas por toda a equipe de pesquisa em seus registros audiovisuais. Essas entrevistas salvaguardam a memória e o repertório de contos de tradição oral nesse repositório virtual, que, em breve, poderá ser acessado por qualquer pessoa através da rede mundial de computadores (WWW - Internet).

Pesquisador: Dee Mercês / Luciene Souza Santos - Orientadora. Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Dona Zeni_GEPPO UEFS.jpg

Foto: Lázaro Gavaza. Dona Zeni (71), minha avó e mestra da tradição de Feira de Santana/Bahia.

As imagens urbanas em Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Trata-se de uma pesquisa de iniciação científica que se articulou a uma projeto de pesquisa sobre as imagens urbanas na Literatura Brasileira. Seu objetivo central foi investigar essas imagens na obra Memórias póstumas de Brás Cubas, do escritor brasileiro Machado de Assis (1939 - 1908). A investigação incidiu precisamente sobre o supracitado romance pelo seu caráter inovador para a época em que foi escrito. Foi através dele que o autor rompeu com a narração linear, abordou elementos sobrenaturais, como se naturais os fossem, retratou a cidade do Rio de Janeiro, com pessimismo e ironia, e seus temas principais, como a escravidão e as classes sociais, garantindo, assim, a sua futura entrada no cânone literário brasileiro.

Pesquisador: Dee Mercês / Aleilton Santana da Fonseca - Orientador. Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Machado_de_Assis_real_negro.jpg

Foto recriada pela campanha "Machado de Assis Real" — Foto: Divulgação

As imagens urbanas em
O retrato do Sr. W. H, de Oscar Wilde: da memória à ficção

​Trata-se de uma pesquisa de iniciação científica que teve como objetivo principal investigar, através do panorama de contextualização literária e artística, as imagens urbanas no conto O retrato do Sr. W. H, de Oscar Wilde. O objeto de análise, apesar de ser um texto pouco conhecido no meio acadêmico da contemporaneidade, provoca grande reflexão crítica social tanto da Era Vitoriana quanto dos dias atuais. Refere-se a um texto de cunho memorial e ficcional, pois apresenta uma nova teoria sobre quem foi o Sr. W. H. (pessoa cuja identificação, presentemente, não se sabe ao certo a quem pertenceu, mas que foi inspiração para o glorioso William Shakespeare escrever vários do seus sonetos). A obra foi analisada criticamente a fim de avaliar os aspectos de memória, ficção e urbanísticos. Por referir-se a uma investigação de natureza bibliográfica, está embasada na leitura do conto e de fragmentos do Sonetos, de Shakespeare, utilizado por Wilde e apresentado no próprio objeto de análise. Além disso, foram utilizados textos informativos e teóricos, que deram apoio referencial.

Pesquisador: Dee Mercês / Aleilton Santana da Fonseca - Orientador. Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa.

Resumo expandido publicado nos Anais do Seminário de Iniciação Científica.

Oscar Wilde_Marlene Dumas

Foto: Ângela Garwood. / Pintura: Marlene Dumas.

As imagens urbanas tecidas em O Retrato de Dorian Gray,de Oscar Wilde

Trata-se de uma pesquisa de iniciação científica, de natureza biobibliográfica, que está fundamentada na biografia do escritor Oscar Wilde e de seu único e polêmico romance, O Retrato de Dorian Gray. Com base no material de análise foram selecionados vários diálogos que trouxeram à tona o debate sobre a importância das representações literárias e poéticas da Era Vitoriana e da Londres industrial, bem como das características do Realismo. A pesquisa considerou, além da relevância do autor no meio acadêmico, o seu conjunto de poemas, contos, ensaios e peças teatrais, que lhes deram grande destaque nas décadas de 80 e 90 do século XIX por representarem a sua aguda visão crítica acerca da sociedade da época. Neste sentido, a pesquisa aborda a memória e a obra do autor e destaca a sua importância para o espaço acadêmico da contemporaneidade. As reflexões construídas durante a investigação foram fundamentadas em bibliografia específica, em especial Monica Charlot e Rolland Marx (1993), organizadores de Londres 1851 - 1901: a era vitoriana ou o triunfo das desigualdades, e Marcello Rollemberg (2001), autor de Sempre seu, Oscar.

Pesquisador: Dee Mercês / Aleilton Santana da Fonseca - Orientador. Financiador: Universidade Estadual de Feira de Santana - Bolsa.

Resumo expandido publicado nos Anais do Seminário de Iniciação Científica.

O Retrato de Dorian Gray. Arquivo pessoal.jpg

Foto: Acervo pessoal.

bottom of page